A HISTÓRIA

DA CERVEJA

AGORA, VOCÊ VAI EMBARCAR EM UMA VIAGEM INESQUECÍVEL! PARTIU?

Essa história é antiga, muito mais do que você imagina! Temos indícios de que há 9000 anos a.C. já existiam campos de cereais na Mesopotâmia. Os habitantes dali faziam suas colheitas periódicas e armazenavam esses grãos em ânforas, que eram vasos feitos de argila ou barro. Com esse armazenamento precário, a água se acumulou nos vasos, criando o ambiente perfeito para uma fermentação espontânea. 

 

 

Pronto! Cerveja!

 

 

O surgimento da nossa bebida preferida aconteceu antes mesmo da invenção da roda e da escrita.

A ASCENSÃO DA CERVEJA

 

Foi durante a Idade Média que a cerveja teve sua grande ascensão e os principais responsáveis foram os monges, que levaram a produção aos mosteiros e a deixaram ainda melhor, iniciando a conservação a frio da bebida, por exemplo. Obrigada, monges! 

 

Nessa fase da história, a cerveja era bem parecida com a que amamos hoje em dia. O lúpulo ganhou importância no século IX, quando descobriram suas propriedades aromáticas e de conservação natural, mas só se popularizou no século XV. Antes da adição desse ingrediente importantíssimo, era utilizada uma mistura de ervas chamada Gruit, que dava sabor e diferentes aromas à cerveja. 
 

O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS

Graças às grandes navegações, a cultura cervejeira começou a se espalhar pelo mundo! As descobertas tecnológicas, como a máquina a vapor, o termômetro e a refrigeração artificial, transformaram a produção da bebida, permitindo produções em grande escala, o que levou à construção e à ampliação das grandes cervejarias.

Hoje, estamos passando por um momento importante da história: um renascimento cervejeiro com o início da automação do processo, a linha de produção, que aumentou e aperfeiçoou a fabricação em massa e permitiu um número cada vez maior de estilos e sabores!

QUER CONHECER AINDA MAIS?

 

 

Venha fazer nosso Tour Cervejeiro e conhecer o lugar onde isso tudo começou.