PAIXÃO 

NACIONAL

Você nem imagina, mas a cerveja demorou a chegar ao Brasil. Foi trazida pela Companhia das Índias Orientais, com os holandeses, no século XVII. Com a expulsão dos holandeses em 1654, o produto sumiu por quase 150 anos, dá para acreditar? A cerveja só retornou em 1808, quando a Família Real Portuguesa desembarcou no Brasil.

 

A produção de cerveja no Brasil, até o final do século XIX, era feita artesanalmente e com muitas dificuldades. A falta de cevada e lúpulo, que eram importados da Alemanha e da Áustria, era contornada com o uso de outros cereais (arroz, milho e trigo). As maiores dificuldades apareciam na refrigeração, já que as máquinas para resfriamento eram raras e caras.
 

O INÍCIO DAS CERVEJARIAS BRASILEIRAS

 

Antes de 1850, pequenas cervejarias surgiram no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Sul do país. Em meio a isso tudo, surge a Imperial Fábrica de Cerveja Nacional, a primeira fábrica oficial do país, que, futuramente, seria comprada por Henrique Kremer e passaria a ser chamada de Cervejaria Bohemia, a nossa Bohemia!

 

Em 1888, surgiram as duas grandes cervejarias que fariam história no Brasil: a Cia. Cervejaria Brahma e a Cia. Antarctica Paulista.

COMO A CERVEJA CHEGOU AO QUE CONHECEMOS HOJE?

1966

 

Em 1966 e 1967, surgiram a Cerpa (Cervejaria Paraense) e a Skol, respectivamente. Quatro anos depois, foi lançada a primeira latinha de cerveja brasileira, feita de folha de flandres: a Skol Pilsen.

1980

 

A partir da década de 1980, a cultura cervejeira no Brasil passou por uma refrescante transformação. Diversas microcervejarias foram abertas no país, modernas choperias renovaram o ambiente do tradicional boteco, opções de estilos se ampliaram e as mulheres se incorporaram ao mercado de consumo, modificando o perfil predominantemente masculino de até então.

1966

 

Em 1980, foi fundada a Cervejaria Kaiser, em Divinópolis (MG), e, em 1989, a Primo Schincariol passou a produzir cerveja no interior de São Paulo.

1999

 

Em 1999, a partir da fusão entre a Companhia Antarctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma, surgiu a AmBev – Companhia de Bebidas das Américas. 

2004

 

A partir de 2004, com o nome de InBev, após a fusão com a Belga Interbrew, a nova empresa mundial tornou-se a maior produtora de bebidas do mundo.